“Desambrilhantar”
Por Marcos Fonseca
Certo dia fiz um comentário em um renomado blog de um famoso blogueiro. Comentei discordando de uma postagem sua. Ele simplesmente não publicou meu comentário. Via e-mail questionei o porquê dele não ter publicado. Em resposta ele foi direto: Não vou publicar e pronto! Faça um blog para você, daí você posta o que você pensa.
Ele estava certo. Criei o blog “O sol de Guamaré”, durou pouco, mas, foi uma experiência e tanto. E depois eu percebi como as pessoas utilizam essa ferramenta. Muitos interpretam a sua opinião como você estivesse decretando a verdade, e senta a “pua”. Outros leem uma matéria que você postou e acha que foi você que escreveu, e tome pancada. Outros nem sequer leem os textos e faz comentários totalmente desconexos. Todavia tem aqueles que lerem as entrelinhas, cometam, opinam fazendo de uma postagem um grande debate. Os elogios são raros, inversamente proporcionais às críticas, mas quando são feitos, são de maneira sincera.
Mas, essa é essência das redes sociais, um espaço aberto, democrático e interativo. Um mundo cheio de formadores de opiniões, cada cabeça com um mundo diferente a apresentar. Contudo, como tem pessoas que interagem com respeito, as redes sociais têm o lado perverso, aqueles se aproveitam para difamar, achincalhar, menosprezar. Na maioria das vezes no anonimato ou com um perfil falso.Mas isso é uma pequena parcela, que vive a zurrar e em momento algum vai “desambrilhantar” o valioso trabalho que as redes sociais veem fazendo.
As colegas Josivan Dantas, Françual Rodrigues (*) Miguel Boente, Luiz Gonzaga, Francisco Gomes, Toni Martins, Edilmar Medeiros, Gerson Almeida, só desejo muito trabalho e muito sucesso.
(*) Cada postagem, cada publicação de Françual, pode ter certeza o debate é grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário