sexta-feira, 12 de abril de 2013


domingo, 7 de abril de 2013

A CRIMINALIDADE EM GUAMARÉ TEM SOLUÇÃO?




Amigos, o tema desta minha coluna de hoje não é nem um pouco agradável, mas é algo que precisamos refletir a cerca de nossa cidade.
A criminalidade em nosso município tem crescido muito nos últimos anos, os crimes vão de pequenos furtos a arrombamentos, ou coisa ainda piores.
A questão central é, existe solução? Qual é foco disto em nosso município? Nos últimos meses a polícia local tem se empenhado na captura de marginais, e com sucesso tem conseguido evitar que a coisa seja ainda pior em Guamaré.
Mas qual a razão de tantos crimes? Certeza da impunidade? Percebo que a maioria dos delitos aqui cometidos são feitos por menores de idade “ou os maiores colocam a responsabilidade sobre eles por saber que não dá em nada”.
Aqui é frequente ouvir que a casa lotérica é assaltada, os correios, até o Banco do Brasil já sofreu assaltos no passado.
Mas uma coisa que preocupa são os arrombamentos, infelizmente as pessoas viajam e não tem certeza de quando voltarem estará tudo como eles deixaram.
Já dissemos que um dos focos pra essa criminalidade pode ser a certeza da impunidade, mas existiriam outros?
Falta de oportunidade na vida? Capacitação para o trabalho? Faltam projetos que tirem essas pessoas das ruas dando a eles ocupação para que não vão por esses caminhos, ou será que existem projetos mas o que não existe é apoio “estrutural e financeiro” para que os mesmos saiam do papel.
Muitos adolescentes entram no mundo do crime por conta das drogas, quem usa drogas tem que consumir, quem consome tem que comprar, e se não tem grana pra manter o vício, faz o que? ROUBA é claro.
Talvez uma das soluções para esse mal nessa geração e nas próximas seja o investimento em projetos que previnam pessoas de irem por esses caminhos, que só trás desgraça e sofrimento, ao próprio delinquente e a seus familiares, eu mesmo perdi um parente pras drogas e pra criminalidade.
As coisas andam tão invertidas que vejo pessoas comemorando a prisão de um bandido e a morte de outros, mas isso é mesmo a solução? Quantos são presos e mortos todos os dias no Brasil? Isso tem acabado com a criminalidade?
O que falta não só nessa cidade, mas em todo país é oportunidade, falta emprego, falta ocupação, falta interesse pela educação, a educação de modo geral também não se interessa tanto assim pelas pessoas.
É preciso sim investir em segurança no município de Guamaré, mas é necessário também que se invista em áreas que podem servir como prevenção, para que daqui à 10 ou 15 anos o índice de criminalidade diminua por aqui.
É necessário que se entenda que prevenir sempre é melhor que remediar, é melhor agir no nascedouro da criminalidade “que é tirar crianças e adolescentes das ruas dando ocupação a eles” do que depois ter que investir milhões nas polícias para prender e matar os bandidos que nunca tiveram ajuda na vida, e sempre foram marginalizados.
Sei bem que partir pro crime também é questão de caráter e não de posição social, pois se fosse assim não existiriam as gangues de playboys ricos nas grandes cidades, não é verdade?!
Pois bem, eu gostaria que as pessoas opinassem sobre esse tema, de como podemos combater a criminalidade, se ela tem solução, se vocês concordam ou discordam do meu ponto de vista, fiquem a vontade para participar, interajam, pois os governantes precisam saber como a população vê esse sério problema em nosso município.

POR: Miguel Boente

Nenhum comentário:

Postar um comentário