quarta-feira, 8 de maio de 2013

Guamaré no dia 1º de janeiro de 2013.


Ao receber o cargo de Prefeito do município de Guamaré no dia 1º de janeiro de 2013. O Prefeito Hélio (PMDB) se dirigiu naquele primeiro momento aos membros da Casa Legislativa, consciente de que estava falando ao povo Guamareense. Com humildade, tomou posse ciente da extraordinária responsabilidade que assumia naquele momento.

Tamanha honraria foi livre ao prefeito democraticamente conferido pelo povo do município, o resultado das unas falou mais alto o amor por Guamaré.  Esta é uma oportunidade para retribuir e amenizar essa imensurável divida de gratidão. Nestes quatro meses de gestão, o prefeito reitera os compromissos assumidos durante a campanha e o fez de forma consciente.
O governo do filho do pescador tem inúmeras prioridades nascidas de sonho, mas recheadas de ousadias lúcidas, assentadas na racionalidade e identificada pela própria sociedade, através de vários segmentos. Todos os compromissos que o prefeito firmou, obedecem a um só propósito e caminha para um mesmo eixo central, a redução das desigualdades sociais e a promoção da dignidade dos Guamareenses.
O Chefe do Executivo assumiu esse imenso desafio com esperança de fazer junto com o povo fazer do município um lugar bem melhor de se viver. Guamaré vem num grande momento de sua historia, não só pelo estado econômico, não só pelas mudanças das feições estéticas, que são apenas retratos visíveis das transformações mais substantivas que se dar no dia a dia, o resgate da autoestima do cidadão e da cidadã do município.
Guamaré firma-se outra vez como município líder na região salineira e do Vale do Assú. Aqui é permitido sonhar, um sonho que é de todos. Os primeiros passos estão sendo dados a passos largos para as melhorias que atestam as qualidades das políticas públicas de nosso município.
No entanto, se é verdade que muito já foi feito, tenho plena consciência e percepção clara que muito mais a de fazer. A escolha de Hélio para ser prefeito de Guamaré, foi uma opção evidente da maioria da população, pelo um projeto de um futuro melhor e pelo progresso do município  A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir.
Não podemos nos conformar a ficar acomodados com o presente, é preciso avançar sempre. Cabe ao governante discernir as aspirações do seu povo, o caminho que a sociedade deseja trilhar.
O contrate entre a carência angustiante do presente e o estado de planejamento para o futuro exige e reforça a necessidade de aprofundamento e intensificação das parcerias com a sociedade. O plano de ação governamental de Guamaré 2013 à 2016 estará ancorado na legitimidade e no compromisso. O plano é legítimo, aja visto que o povo Guamareense delegou um mandato de quatro anos ao Prefeito Hélio.
Acreditamos que essa concepção de poder, associado ao trabalho sério dos  secretários, assessores e funcionários, influirá para que nesses quatro anos Guamaré melhore todos os seus indicadores, em especial as políticas voltadas para uma educação, assistência social, saúde, segurança dentre outras.
O êxito dessa administração revelará a  capacidade de planejamento e trabalho e do compromisso público. Acreditamos plenamente que Guamaré continuará evoluindo seus indicadores. É preciso ter sempre certeza que o verdadeiro desenvolvimento é medido pelo grau de satisfação das pessoas. A todo cidadão deve ser dado o mesmo direito de sonhar e ser feliz.
Em todos os setores as energias estarão voltadas para a promoção da dignidade humana, através da redução das desigualdades, garantida por direitos iguais. Para alcançar esses objetivos nossa gestão estará pautada em princípios que orientará as ações dos diversos setores da administração pública. Educação, nossa primeira prioridade, tem sido um instrumento para corrigir as desigualdades. A saúde, como componente indispensável para a qualidade de vida,  deve ser assegurada a todos como um bem e um direito social.
A criação de novas oportunidades de trabalho, geração de emprego e renda, o caminho mais curto para a inclusão social e deve ser um objetivo permanente do Poder Público. As políticas de desenvolvimento urbano  ser dissociado do desenvolvimento rural, orientada pelo equilíbrio das diferentes funções sociais da cidade.
O esporte, por seus muitos efeitos benéficos tanto na dimensão da saúde, como no campo do desenvolvimento social, ou como instrumento pedagógico, deve ser tratado como direito do cidadão, cabendo ao Poder Público a promoção de sua universalização e democratização.
A cultura em toda a sua validade, necessidade, forma e expressão, deve ser apoiada e promovida na perspectiva de construção de uma sociedade criativa.
A segurança, uma das maiores inquietações do cidadão em nosso dia a dia, deve ser comprometida com recursos da organização social.
O setor de infraestrutura, enquanto atividade meio deve estar integrada a todas as áreas da administração e ter suas ações pautadas por planejamento estratégico do município. É preciso mobilizar recursos e competências, adotar uma política mais agressiva de atração de novos investimentos, estimular aos micros, médias e pequenas empresas, ampliar a oferta de trabalho. Modernizar e aperfeiçoar a prestação de serviço público.
A Prefeitura, vereadores, secretários, assessores e servidores devem estar sempre a serviço da sociedade, jamais para se servir dela. Pela sua grandeza e dimensão  de ter a consciência que isso não é tarefa apenas do executivo municipal.
O prefeito Hélio, tenha a consciência da responsabilidade que assumiu e nestes 120 dias de governo, apresenta as ações por secretaria para conhecimento da população Guamareense, a saber:
Clique no nome da secretaria para abrir a página.
Nota do Editor: Ao povo, resta continuar acreditando no sonho e nas propostas com confiança e esperança, aos que mora na cidade, nos assentamentos e nos distritos, o prazer do trabalho aperfeiçoa a obra, dizia Aristóteles. Nada dará mais prazer ao prefeito Hélio nos próximos quatro anos do que trabalhar por Guamaré.
As ações das demais secretarias serão acrescentadas a reportagem. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário