quarta-feira, 8 de maio de 2013

SEÇÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE GUAMARÉ


7 de maio de 2013

SEÇÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE GUAMARÉ


A seção solene em que se comemorou os 51 anos de emancipação politica de Guamaré e que estava marcada para as 16:hs de hoje na câmara municipal, teve inicio somente as 17:20, enquanto não se iniciava a seção o amigo José Augusto Alves animava o povão com as melhores melodias, milhares de pessoas esperavam ansiosos por essa comemoração.





Este evento na verdade começou desde as 7:hs da manha deste dia 07 de abril os festejos em homenagem aos 51 anos de emancipação politica de Guamaré começou enfrente a prefeitura com o estiamento das bandeiras, logo em seguida a concentração do evento foi direcionada ao espaço da secretaria de educação onde na ocasião foi celebrada uma linda homenagem a nossa cidade.





Para contar um pouco da história de nosso município contamos com a uma presença ilustre da senhora Jandir Candeás que nos mostrou toda a sua sabedoria no que diz respeito essa belíssima história. 


CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE GUAMARÉ

Guamaré, tendo a origem de seu nome pela unção das palavras água e maré, por estar localizada às margens dos rios Áratua e Miassaba, recebeu a presença do homem branco nos idos de 1605, quando o Capitão Pero Lopes de Souza, aqui aportou com sua esposa, seus filhos e soldados, sobreviventes da tentativa frustrada de colonizar o Ceará. 




No ano de 1783, o português Francisco dos Santos, residente em Caiçara, construiu a Capela de Nossa Senhora da Conceição, em gratidão por ter conseguido salvar-se juntamente com sua tripulação, de uma tempestade no alto-mar e aportando em Guamaré.




Guamaré já pertenceu ao município de Açu, passando para Angicos em 1833, de quem foi distrito de paz em 1834, tendo 201 moradores adultos. Em 1847 incluiu-se no território de Macau onde permaneceu mesmo quando houve a restauração de Angicos em 1850. Distrito de Paz de Macau em Agosto de 1873.




Em 06 de setembro de 1837, os moradores de Guamaré enviaram à Assembléia Legislativa uma petição pleiteando a criação da Vila Imperial de Guamaré e respectiva freguesia. As comissões de estatística, civil e criminal da Assembléia compostas dos deputados João Patrício da Silva Juba, Antônio Basílio Ribeiro Dantas, deram parecer contrário, por serem de lugares despovoados, exceção da povoação. Parecer aprovado no dia seguinte. Quando os macauenses voltaram a pleitear a independência administrativa (Setembro de 1847), Guamaré protestou.



Guamaré é um porto marítimo pela sua natureza, como vimos no histórico do município. Através de seus rios Áratua  Miassaba e Camurupim, navegáveis, Guamaré recebe embarcações de pequeno e médio porte, como: barcos a vela, barcos a motor, lanchas e rebocadores usados pela Petrobras, sendo o seu porto, veículo de embarque e desembarque de passageiros e cargas para as plataformas de petróleo. 


O passeio turístico pelo mar é realizado tanto para a Praia do Presídio, como para o município de Galinhos, através do trapiche, local de embarque e desembarque de passageiros com destino a passeios.






Hoje foi realizado também na câmara municipal uma homenagem das crianças do município que representou os antigos prefeitos que já passaram pelo governo de Guamaré. Desde o primeiro prefeito que foi João Batista do Carmo até o atual que é Hélio Willamy Fonseca de Miranda.

Imagens cedidas por Gonzaga Filho






Ainda contamos com a presença da professora Samara Gadelha de Miranda que organizou os prefeitos mirins representado pela criançada e também o ilustre Mário Jr ele que representou o prefeito Helio de Mundinho.

 

Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário